fale livremente,
você não precisa se identificar

6
Acessos

0
curtidas

0
comentários
Home > Eu fiz uma endoscopia digestiva alta. Conclusão :gastrite antral enantematica leve, negat...
Enviado por:
Usuario Anônimo 23/06/2026
Respondido por:
Dr. José Cerqueira Dantas
Dr. José Cerqueira Dantas CRM - 473

Eu fiz uma endoscopia digestiva alta. Conclusão :gastrite antral enantematica leve, negativo para h.pilory. O gastro passou só o digeplus, durante cinco dias. Mas não melhorou a sensação de estômago cheio (quando como qualquer coisa). Eu tomei o inilok e também não tá resolvendo. Quero saber se posso tomar o dexlant: ele é melhor?

O Dexlant é um medicamento da mesma família do Inilok: ambos são inibidores da bomba de prótons (IBPs), usados para reduzir a produção de ácido no estômago. No seu caso, o principal sintoma que você descreve é sensação de estômago cheio logo após comer (plenitude pós-prandial).

Esse sintoma nem sempre é causado pelo ácido do estômago. Muitas vezes está relacionado a uma das causas abaixo:

-Dispepsia funcional (estômago “lento” ou mais sensível, sem lesão significativa nos exames).

-Alteração do esvaziamento gástrico (gastroparesia ou retardo funcional).

-Ansiedade e estresse.

-Distensão abdominal por gases.

-Intolerâncias alimentares.


A gastrite antral enantemática leve encontrada na endoscopia costuma ser um achado relativamente comum e frequentemente não explica, sozinha, sintomas importantes de empachamento.


Por isso: 

Se o sintoma persiste apesar do Inilok, será prudente voltar em consulta com o gastroenterologista, ao invés de testar o Dexlant. Dependendo da avaliação, ele pode considerar:

-Ajustar a dose do IBP.

-Testar um procinético (medicação que acelera o esvaziamento gástrico).

-Investigar esvaziamento gástrico, vesícula biliar ou outras causas.

-Tratar como dispepsia funcional.

0 Comentários 0 curtidas

65.503.829
Acessos

45.833
comentários

16.810
respostas